Terminologia usada na área de email

Auto-responders (Resposta automática)
O software do receptor responde automaticamente após receber a mensagem.
Black List
Lista negras de e-mails, dominio ou endereços de IP classificados como fonte de spam. Os provedores e servidores de e-mail consultam essas listas para bloquear e-mails suspeitos de serem spam. Quando o seu email, domínio ou endereço de IP é incluído numa Black list todas as suas mensagens são bloqueadas.Bounce backs (Retorno – sem atingir seu destino)
O e-mail enviado de volta ao servidor que originou a mensagem sem atingir seu destino final.
Bounce rate (Índice de retorno)
Índice de e-mails retornados sem atingir seu destino final.
Bulk, bulking ("baciada")
Sinônimo de SPAM, utilizado principalmente pelos spammers.
Call to action (Chamada para ação)
Palavras que incentivam uma ação do receptor.
Click-through
A ação de clicar em um link.
Click-through rate (CTR)
Índice de click trough dos e-mails enviados.
Commercial email (email comercial)
E-mail enviado com finalidade comercial.
Demographic
Características de um grupo alvo para recebimento de e-mails.
Double opt-in (opt-in duplo)
O receptor reitera seu desejo de recebimento de e-mails de uma determinada fonte.
A primeira, inserindo seu e-mail em algum campo do site.
Após isso, receberá um e-mail de confirmação, pedindo o envio de seu cadastro completo, que deverá ser fornecido antes de receber seus e-mails.
Outra possibilidade é a adoção de uma chave de confirmação, permitindo verificar se o endereço existe e se o cadastrado é de fato o proprietário.
Também chamado de confirmed subscription (assinatura confirmada) ou closed-loop opt-in (opt-in fechado).
Double opt-out (opt-out duplo)
O mesmo procedimento do opt-in, mas para o opt-out.
Geralmente utilizado por spammers que procuram dificultar o cancelamento da assinatura de suas listas. Alguns spammers mal intencionados utilizam a manifestação de opt-out do receptor como um forma de confirmar a existência de seu endereço de e-mail.
Express consent (Consentimento expresso)
O receptor concorda ativamente em receber e-mails selecionando uma opção em um formulário na web ou qualquer outra forma.
Se por exemplo essa opção já estiver selecionada e o receptor não desativar a seleção, esse consentimento não é expresso.
False positives (Positivo falso)
E-mails identificados como spam pelo filtro do receptor quando de fato não o são.
Feedback Loop
Programas feitos pelos provedores de e-mail que trabalham para notificá-lo sobre os votos de “Isto é Lixo / Spam”, para que você possa então remover esses “reclamadores” da sua base.


Format (Formatos)
E-mails podem ser enviados em texto, HTML, ou rich text format.
Hard bounce
E-mail retornado por nunca ter atingido seu destino porque o endereço de e-mail não existe.
HTML
Linguagem utilizada para criar sites e o único tipo de linguagem para criar e-mail.
O e-mail é um HTML, por isto, as vezes, o termo é usado para se referir a mensagem em si ou ao template.ISP
Empresa que fornece acesso à Internet, e que geralmente prestam serviços adicionais, por exemplo, contas de email, navegadores da Web e espaço para criar um site.
List broker (Revendedor de listas)
Revendedor de listas de endereços de e-mails.
List building (Construção de listas)
Processo de geração de listas de endereços de e-mails usados por campanhas de e-mails.
List host (Hospedeiro de listas)
Serviço que proporciona ferramentas para armazenar grandes listas de e-mail, bem como o disparo de grande quantidade de e-mails.
list manager (administrador de listas) — Dono, operador, ou software, responsável por administrar listas de endereços de e-mails.
Look and feel
Sensação causada pela aparência, layout, design, funcionalidade e qualquer outra coisa não diretamente relacionada ao conteúdo do e-mail.
Open rate (Índice de visualização)
Índice criado a partir da quantidade de e-mails abertos em relação aos e-mails enviados. O índice mais utilizado é: e-mails entregues (enviados - retornados) / aberturas únicas.
Opt-in
A ação de concordar em receber e-mails de uma determinada fonte cadastrando-se em uma lista de e-mail.
Opt-out 
A ação de descadastramento de uma determinada lista de e-mails.
Personalization (Personalização)
O uso de tecnologia combinado com as informações disponíveis dos clientes permite customizar a relação entre o remetente e o receptor.
Phishing em email
Uma das práticas criminosas para obter informações pessoais de usuários de web e envolve o envio de spams com mensagens falsas semelhantes às mensagens  de empresas de credibilidade no mercado.
Rental list (Lista alugada)
Lista de e-mails que é alugada por tempo ou ação determinada.
Segmentation (Segmentação)
Utilização de informações previamente coletadas para direcionar a mensagem a segmentos específicos da lista.
Soft bounce
O e-mail chega até o servidor do recepetor, mas retorna antes de chegar ao receptor. Isto pode ocorrer devido ao fato de a caixa de entrada de mensagens estar cheia.
Spam or UCE (Unsolicited Commercial e-mail-UCE)
E-mail encaminhado sem o consentimento do receptor.
Spam filter
Software utilizado para filtrar e-mails, evitando ou anunciando a presença de spam.
Spam Trap
Aarmadilhas, e-mails criados com o intuito de identificar spammers. Esses e-mails são incluídos de forma oculta em sites e na web como um todo para que os programas extratores de e-mail incluam-nos em listas que serão posteriormente comercializadas. Quando você envia uma mensagem para uma spam trap o servidor de origem é bloqueado automaticamente, impedindo outros envios, mesmo que válidos em alguns casos.Subject line (assunto)
Campo destinado a dizer qual a finalidade da correspondência.
Tracking (Acompanhamento)
Monitoramento de CTR, índice de abertura, retornos etc.
Template
Modelo de e-mail marketing, um documento sem conteúdo, apenas com a apresentação visual e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve entrar a cada parte do design. Por exemplo, um cabeçalho onde devem entrar fotos do tamanho x e um texto do lado esquerdo.Trigger based messaging (Mensagens de disparo programado)
Envio de mensagem condicionado a um outro evento ou a uma outra mensagem. Geralmente utilizado para o fornecimento de informação adicional.
Unique click (Clique único)
Durante um determinado período, um receptor pode vir a clicar diversas vezes em um mesmo link.
Ainda assim será considerado como clique único.

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