Excesso de emails estressa e reduz produtividade

Estudo feito pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica mostra que o excesso de emails circulando nas empresas está diretamente ligado ao aumento de estresse dos trabalhadores, diminuindo-lhes a produtividade.
Outra decorrência desse bombardeio de mensagens eletrônicas é a perda de produtividade nas companhias.
"O excesso de e-mails e de informação em geral acarreta riscos sociais e psíquicos para os empregados e empobrece a empresa", disse a professora responsável pela pesquisa, Caroline Sauvajol-Rialland.
Os trabalhadores, cada dia que chegam ao seu trabalho, precisam organizar todas as informações encontradas na sua caixa de mensagens, como ler newsletter, deletar spams, responder mensagens corporativas e pessoais.
De acordo com a pesquisa, mais de 90% das pessoas que possuem alguma responsabilidade dentro de uma empresa acreditam que a quantidade de informação que precisam lidar todo o dia é excessivo. 
Deste total, 70% disseram que já estão saturados de ter que cuidar de tais dados.
O trabalhador acaba usando 30% da sua jornada de trabalho para cuidar das mensagens eletrônicas.
Assim, é notado uma interrupção na concentração e no ritmo de trabalho a cada sete minutos em média.
"Se um trabalhador passa tanto tempo administrando as mensagens, essa atividade pode chegar a sobrepor-se à atividade principal da empresa", disse Caroline.
"Algumas empresas oferecem treinamento especial para seus funcionários sobre como usar nova tecnologias para gerenciar de forma eficiente a informação", comentou a pesquisadora. 
Caroline disse que o uso de computadores ou outros dispositivos móveis para acessar emails fora da hora do trabalho aumenta a situação de estresse do funcionário e a sua produtividade.

Nenhum comentário: