Cuidado com as letras do seu email

Helvetica, a fonte moderna de letras, preferida pelos amantes da tipografia, é a que vem predefinida no Apple Mail. A fonte padrão do Gmail é Arial, que já foi chamada por um designer de "filha bastarda e feia" da Helvetica. Se o navegador não for compatível com Arial, o Gmail substitui por Helvetica. Embora a Helvetica seja usada por ser neutra, a sua uniformidade e o seu espaçamento inconsistente dificultam a leitura de grandes blocos de texto. As letras ficam muito junta.
Arial, assim como Helvetica, tem o que os designers de fonte chamam de formatos de letra "ambíguos", que dificultam a análise de muitas palavras seguidas. As letras b, d, p e q são formas espelhadas umas nas outras.Essa característica é enfatizada em uma fonte como Arial, em que os formatos são literalmente formas espelhadas.
Podem parecer nuances, mas tanto com Arial quanto com Helvetica fica mais difícil de ler quando as palavras estão unidas em grandes blocos de texto e você está lendo muitos e-mails.
Nos EUA, as pessoas passam quase um terço da semana de trabalho verificando e lendo e-mails. Em uma semana de 40 horas de trabalho isso equivale a mais de 11 horas por semana de leitura de comunicações on-line em fontes que não estão ajudando os seus olhos.
Os e-mails clientes - os programas que você usa para ver suas mensagens, como Gmail, Apple Mail e Outlook - tendem a preferir as fontes sem serifa, em que as letras não têm pequenos traços no fim das hastes, como Helvetica, Arial e Calibri, que é a fonte padrão do Microsoft Outlook. (Gmail, Outlook e Apple Mail são os três clientes de e-mail para computador mais populares, de acordo com um estudo feito com mais de 1 bilhão de e-mails.)
"Antigamente, até há relativamente pouco tempo, a maioria dos dispositivos de leitura em um ambiente corporativo não tinha uma tela com uma resolução muito alta", disse o tipógrafo Gerry Leonidas. As fontes mais simples, que não contêm todos os detalhes e elementos de design das que vêm com serifas, eram reproduzidas mais claramente naqueles monitores de baixa resolução. Entretanto, nos últimos cinco anos, temos uma resolução consideravelmente maior que oferece espaçamento bom, separação clara e os caracteres não ficam borrados, disse Leonidas.
O segredo da boa fonte é a legibilidade, uma combinação de velocidade, compreensão, conforto e uma espécie de aceitação emocional da fonte. O formato com que as fontes são moldadas, o espaço entre elas e os espaços dentro das letras em si definem o quanto será fácil ler algo.
Bookerly, a nova fonte criada para o Kindle, tem serifa, que muitos acreditam que é melhor para ler longos blocos de texto, embora haja diversos debates e pesquisas conflitantes sobre seus méritos em relação às fontes sem serifa. De acordo com testes internos da Amazon, a leitura da Bookerly é 2% melhor do que a das fontes anteriores em termos de velocidade, compreensão e aceitação emocional.
Talvez tenha chegado a hora de os clientes de e-mail modificarem as configurações padrão. Melhor ainda, que tal oferecer às pessoas uma Bookerly para e-mails? Seria uma fonte específica para ler e-mails.

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